terça-feira, 16 de outubro de 2007

Mulheres montam cooperativa para fabricação de produtos artesanais

Vinte mulheres, que residem no bairro Cristo Libertador que não tem emprego fixo, resolveram criar a cooperativa mão de mulheres. que trabalham com artesanatos feitos com palha de milho e crochê.

Os trabalhos feitos pelas mãos de mulheres são cestas para guardar roupas sujas, bonecos de milho, chapéus, tapetes e peças variadas que servem de enfeite para casa. Em média seis a oito peças são feitas por dia e o preço varia entre três a cem reais, dependendo do tamanho. que para elas dão mais trabalho. o artesanato já esta sendo vendido pelas artesãs em lojas, escolas, e residências do município.

Por enquanto a produção não é maior por falta de equipamentos adequados, e também a distancia que é para conseguir a palha de milho. onde elas vão buscar a vinte quilômetros distantes da cidade.
A coordenadora da cooperativa leny barbosa ressalta a importância que é para sena madureira esta nova cooperativa, e também a geração de emprego e renda, tirando assim muitas mães de famílias que para poder alimentar seus filhos tinham que pedir a parlamentares e vizinhos.

A dona de casa ducilene freire, que hoje trabalha na cooperativa, esclarece que esta cooperativa esta ajudando muito no sustento de sua família, mais que espera o apoio para o crescimento da cooperativa.

A cooperativa funciona no bairro Cristo Libertador, as artesãs estão em busca de equipamentos modestos para que os trabalhos possam ser mais produzidos, e a produtividade possa aumentar.

Reportagem: Márcio Farias

Nenhum comentário: