
Programa já aprovou mais de 107 projetos
Moradores do seringal Cachoeira serão beneficiados com a compra de equipamentos
A entrega de equipamentos no valor de R$ 147.871,64 será realizado neste sábado, 27, às 10 horas, na colocação Fazendinha, Seringal Cachoeira, Projeto de Assentamento Agroextrativista Chico Mendes. Os equipamentos serão utilizados no beneficiamento de 53% do volume explorado de madeira manejada.
O Pró-Florestania é o Programa do Governo do Acre para apoiar populações tradicionais e agricultores familiares visando melhoria na qualidade de vida com o uso sustentável dos recursos naturais. O Pró-Florestania é coordenado e executado pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (SEAPROF) e possui as seguintes áreas temáticas: recuperação de áreas alteradas; promoção da cadeia produtiva; extração sustentável de recursos naturais. Para viabilizar o programa, o Pró-Florestania oferece apoio para a elaboração de Planos de Desenvolvimento Comunitários – PDC’s, Projetos Produtivos e Estudos Específicos.
O Pró-Florestania já aprovou mais de 107 projetos, sendo 70 na área temática de recuperação de áreas alteradas, 27 na área de fomento à cadeia produtiva e 10 na área de extração sustentável de recursos florestais. O projeto tem por objetivo melhorar a qualidade de vida das famílias da comunidade do Seringal Cachoeira no PAE Chico Mendes, agregando valor às atividades de manejo Florestal madeireiro.
São 45 famílias inseridas, explorando um volume de madeira de aproximadamente 2.800 metros cúbicos e 53% dessa madeira será beneficiada na comunidade agregando valor ao produto com a venda a preços 5 vezes maiores que a madeira em tora e aumento de renda familiar em 118% no primeiro ano com a venda do produto semibeneficiado. As atividades desenvolvidas com investimentos do Pró-Florestania nessa comunidade são Assessoria em Gestão Comunitária, Inventário e Exploração Florestal Madeireira.
Recuperação de áreas alteradas no Baixa Verde e entrega do PDSA - No Projeto de Assentamento Baixa Verde o Pró-Florestania chega para atender a recuperação de 66 hectares de áreas alteradas. São mais R$ 42.520,00 para aração, gradagem, plantio de sementes (mucuna preta) e aquisição de kits de mudas frutíferas para implementação de SAF`s. A assinatura dos Termos de Cessão de Uso foram assinada ontem.
Na mesma ocasião foram entregues o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Assentamentos (PDSA) e o Plano de Recuperação de Assentamento (PRA). Trata-se, de acordo com Nilton Cosson, secretário da Seaprof, do mais completo e detalhado diagnóstico desses assentamentos.
Treze extensionistas multidisciplinares, apoiados por um doutor em solos e uma mestra em geoprocessamento, atuam no PDSA. Entre os técnicos da Seaprof estão o coordenador Ademir Batista de Almeida, Othon de Souza, João de Jesus, Marineiva Menezes, Marlene Jardim e José de Albuquerque Filho.
Fonte : Jornal Pagina 20
Nenhum comentário:
Postar um comentário