quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Produtores rurais do assentamento Joaquim Matos fazem festa para celebrar Luz Para Todos


Produtores rurais do assentamento Joaquim Matos fazem festa para celebrar Luz Para Todos



Governador César Messias reafirmou compromisso do Governo com a melhoria da qualidade de vida no campo


Associações de produtores rurais da região do Projeto de Assentamento José Joaquim de Matos, em Sena Madureira, uniram-se para promover uma festa comemorativa à chegada do Programa Luz Para Todos em 22 ramais da região.


O governador em exercício César Messias e a coordenadora estadual do programa, Nadma Farias, participaram de uma churrascada oferecida pela comunidade na Escola José Joaquim de Matos, no ramal Toco Preto, um dos mais importantes do assentamento.


Alunos da escola prestaram homenagem a César Messias com apresentações teatrais. O Luz Para Todos chegou ao assentamento com 185 quilômetros de rede elétrica que atende a 364 famílias. Os Governos Federal e Estadual investiram mais de R$3,7 milhões na implantação do programa.


O Governo Federal iniciou em 2004 o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica - Luz para Todos com o objetivo de levar energia elétrica para a população do meio rural.


O Programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia com participação da Eletrobrás e de suas empresas controladas. A ligação da energia elétrica até os domicílios é gratuita.


O objetivo do programa é levar a energia elétrica às comunidades para que elas a utilizem como vetor de desenvolvimento social e econômico, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar. Além disso, a chegada da energia elétrica facilita a integração de outros programas sociais, como o acesso a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento.


"Agradeço todos os dias a Deus por viver momentos como este, que são históricos para o Acre", disse César Messias, referindo-se à relevância do Luz Para Todos no contexto da promoção humana e do desenvolvimento econômico. Autoridades como o prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, e o presidente da Câmara de Veredores daquele município, Jairo Cassiano, e o presidente da Eletroacre, Celso Matheus, estiveram presentes. Lideranças políticas e comunitárias participaram da festa.


Parceria de qualidade - Areal lembrou que sem as parcerias que envolve o Presidente Lula e o governador Binho Marques programas como o Luz Para Todos encontrariam dificuldades para implementação. "Tampouco podemos negar a qualidade da parceria entre Governo e Prefeitura de Sena", disse.


Areal lembrou ainda que apesar de existir há apenas cinco anos, o assentamento Joaquim Matos tem recebido grandes investimentos do Estado e da Prefeitura.


Pioneiros na região, como Fátima Almeida, presidente da Assimanejo, que reúne beneficiadores de madeira proveniente de planos de manejo, destacaram situações de antes e depois da chegada da infra-estrutura. "Era muito sofrido naquele tempo mas com trabalho e a força de Deus vamos vencendo", disse. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sena, José de Souza, observou quanto à importância do evento: "É importante para nós, agricultores, e para o Governo".


O QUE ELES DISSERAM


"O Luz Para Todos está cumprindo seus objetivos no Estado"
Nadma Farias, coordenadora estadual do Programa

"Com a chegada da luz, tudo aqui mudou. A vida das pessoas foi transformada".
Adegregio Batista da Silva, líder comunitário do Ramal Toco Preto

"Para nós, ficou muito bom porque podemos ter uma água gelada, guardar carne, fazer os serviços"


Estevão Joaquim Nascimento, morador do Ramal da Fátima, projeto de assentamento Joaquim Matos

"Cheguei aqui em 1946, trabalhando com meu pai, Joaquim Matos. A situação dos moradores hoje é muito melhor".


Mauro Fernandes da Costa, filho do pioneiro Joaquim, que empresta nome ao projeto



Edmilson Ferreira ( Agência de Notícias do Acre )

Nenhum comentário: