terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Milho verde é alternativa de renda no Acre.


A produção de milho nesta época do ano, em todo o estado do acre, é uma farta alternativa de alimento para os consumidores e boa fonte de renda para os produtores rurais que vendem o milho verde na espiga ou transformado em pamonha, canjica e bolos.

O produto tem venda garantida. Diariamente os ribeirinhos realizam exposição nas feiras, comércio e de forma ambulante. Em Sena Madureira, o produtor do pólo agro florestal, Elias Moreira, José Carlos da Cunha, chega a faturar até R$ 100,00 ao dia com a venda de pamonha. Ele coloca a produção num isopor para conservá-la quente, e de bicicleta vai aos bairros comercializá-la. José Carlos afirma que cada pamonha custa R$ 1,00 e tem venda garantida.

A safra de milho verde dura aproximadamente 3 meses, de janeiro à março, depois o milho pode ser transformado em bolo e pães para comercialização e alimentação de subsistência. Dona Alzerina Januário Sobrinho é especialista em alimentos à base de milho e ressalta que o milho a cada dia ganha mais espaço na mesa do consumidor.

Reportagem de Aldejane Pinto

Nenhum comentário: