quarta-feira, 2 de abril de 2008

Médico da Floresta: Padre Paolino Completa 83 Anos Hoje.


Mais conhecido por seus fiéis como o médico da floresta o vigário da paróqui Nossa Senhora da Conceição em Sena Madureira, Padre Paulino Maria Baldassari, completa hoje seus 83 anos de idade. A mais de 51 anos na região do Acre o padre nascido na provincia de Bolonha na Itália se destacou por sua luta em defesa dos povos da floresta, se tornando ao longo dos anos uma das fiuras mais respeitdas de Sena Madureira cidade onde consolidou o seu trabalho como religioso. Em longas desobrigas pelos rios Yaco e Purus o religioso ganhou o respeito de ribeirinhos e indigenas um trabalho que foi alvo até de um documentário feito pela TV Senado.


Para se ter uma idéia do trabalho desse sacerdote, pasta dizer que ele chega a passar seis meses por ano dentro da mata, prestando todo o tipo de serviços a milhares de famílias de seringueiros e indígenas. Realiza batizados, casamentos, missas, novenas e tantos outros tipos de atendimentos principalmente relacionados à saúde e de orientação sobre conflitos agrários.


O trabalho do Padre Pulino no cobate à devastação da floresta Amazônica, inclusive oranizando famílias de seringueiros pela posse de suas terras, fez com que fosse alvo de várias ameaças de morte durante as décadas de 80 e 90, mas sua luta tem hoje reconheciento nacional e internacional. Esse reconhecimento fez com que a UFAC( Universidade Federal do Acre), o título de Doutor Honoris Causa e que também ganhasse na categoria liderança individual, o Prêmio Chico Mendes, concedido, todos os anos pelo Mnistério do Meio Ambiente aos mais importantes cientistas, lideranças e organizações à causas do Brasil.
Mesmo hoje no dia de seu aniversário o médico da floresta está realizando a atividade que mais le dar satisfação está realizando consultas às dezenas de pessoas que comparecerem diáiamente na paróquia na busca de seus cuidados médicos.


Jair Silva

Nenhum comentário: