quarta-feira, 14 de maio de 2008

ASSOCIAÇÃO RAIO DE SOL BENEFICIA MAIS DE 300 CRIANÇAS COM REFORÇO ESCOLAR, COM AJUDA DE ITALIANOS E DA IGREJA CATÓLICA


Em Sena Madureira, mais de 300 crianças dos bairros periféricos da cidade, na faixa etária de 5 a 12 anos de idade, recebem o reforço escolar do ensino fundamental através da associação Raio de Sol criado pelo Italiano Alberto Pistone, que reside no município há mais de 8 anos.

O programa conta com o apoio da Igreja Nossa Senhora da Conceição que colaborou com a doação de terrenos para a construção das escolas.

A ação voluntária já tem 10 turmas de alunos, que recebem diariamente aulas do ensino fundamental. Desde o inicio da alfabetização até a preparação para chegarem ao ginásio.

Alberto Pistone, destaca a grande importância deste projeto que é todo realizado através de doações e também a parceria da Igreja Católica que tem contribuído muito para que a associação Raio de Sol, venha acontecendo a mas de 7 anos. E também o apoio da comunidade e dos professores que lecionam de forma voluntaria.

Este ano, os alunos tiveram o prazer de conhecer uma turma de italianos que contribuem para manter a associação. Eles saíram de sua terra natal Bolonha e vieram para Sena Madureira, onde passaram um mês acompanhado o trabalho que está sendo feitos com as crianças.

Na turma de italianos, havia enfermeira e teatrólogos. Durante um mês as crianças do reforço escolar participaram da peça teatral o Mágico de Oz.

No final cada escola fez uma apresentação que foi filmada. O material virou um documentário, exibido em seguida aos alunos.

O teatrólogo Federico Zuntini, esclareceu que o trabalho que fez com as crianças foi muito satisfatório, porque elas são sempre atentas e extrovertidas. Ele espera que no próximo ano quando voltar ao município elas possam ter se desenvolvido.

A enfermeira Benedita Azzoni, destaca que esta interação com o povo brasileiro, e de um modo especial com as crianças que não tem tantas condições, faz crescer ainda mas a vontade de mostrar a capacidade que cada um tem.

A turma de italianos retornou para o país de origem hoje pela manhã e levou um DVD sobre o trabalho que está sendo realizado no interior do estado do acre.

Márcio Farias

Um comentário:

Anônimo disse...

De Projetos assim é que Sena Madureira estar precisando. A Secretaria de Cultura do municipio precisa incentivar ações como essas, só poderemos modificar a vida dos nossos jovens .