terça-feira, 20 de maio de 2008

CÂMARA DE BRASILÉIA HOMENAGEIA PADRE PAOLINO

POUCA GENTE SABE, MAS O PADRE ITALIANO É RESPONDÁVEL PELA CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO HISTÓRICO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES, NO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA. A COSNTRUÇÃO É FRUTO DE UM MUTIRÃO POPULAR COORDENADO POR PADRE PAULINO BALDASSARI EM 1956 QUANDO O MESMO VEIO DE SÃO PAULO, POUCO TEMPO DEPOIS DE CHEGAR AO BRASIL. AOS 82 ANOS DE IDADE, PADRE PAULINO RELEMBRA HOJE, O TRABALHO RELIGIOSO QUE DUROU 8 ANOS, DE 1956 A 1963, CATEQUISANDO BRANCOS E INDIOS DE BRASILEIA, CIDADE QUE ELE CONHECEU QUANDO TINHA POUCO MAIS DE 1.200 HABITANTES. ALÉM DA CONSTRUÇÃO DA IGREJA NOSSA SENHORA DAS DORES, PADRE PAULINO DESTACA TAMBÉM A EVANGELIZAÇÃO DE RIBEIRINHOS DO RIO ACRE, NÃO SÓ BRASILEIROS, MAS TAMBÉM O POVO BOLIVIANO DA ÉPOCA, ALGUMAS VIAGENS MISSIONÁRIAS CHEGAVAM A DURAR MAIS DE 3 MESSES.

O ATUAL VIGÁRIO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, EM SENA, SERÁ HOMENAGEADO PELA CÂMARA DE VEREADORES DE BRASILEIA 45 ANOS DEPOIS DE SEU MARCANTE SERVIÇO MISSIONÁRIO NA REGIÃO DO ALTO ACRE, HISTÓRIA QUE O PADRE NÃO ESQUECE.

PADRE PAULINO TEM 55 ANOS DE SACERDÓCIO, AO LADO DO FREI HEITOR TURINI E PADRE ANDRE FICARELI, SÃO OS ÚLTIMOS SOBREVIVENTES DE UMA TURMA DE MISSIONÁRIOS RESPONSÃVEL PELA EVANGELIZAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO DE BOA PARTE DO POVO ACREANO.

PADRE PAULINO NÃO AINDA NÃO SABIA DA HOMENAGEM, MAS AFIRMOU QUE VAI RECEBÊ-LA PESSOALMENTE E REVER A CIDADE DE BRASILÉIA DEPOIS DE DEZENAS DE ANOS SEM VOLTAR AO LUGAR ONDE FOI SUA PRIMEIRA MISSÃO NO ACRE. PADRE PAULINO CONSTRUI PELO MENOS MAIS 4 GRANDES TEMPLOS: O DE SENA MADUREIRA, BOCA DO ACRE, MANUEL URBANO E O MAIS RECENTE EM SANTA ROSA DO PURÚS.

ALDEJANE PINTO

Nenhum comentário: