segunda-feira, 26 de maio de 2008

PÓLO MOVELEIRO SERA IMPLANTADO EM SENA MADUREIRA ATRAVÉS DE PARCERIA COM GOVERNO DO ESTADO, SUFRAMA E PREFEITURA

Com a criação do Plano Diretor da cidade. Sena Madureira se prepara para a implantação do primeiro Pólo Moveleiro do município, uma parceria com a Suframa, Governo do Estado do Acre e Prefeitura Municipal de Sena Madureira.

O projeto do BNDES, foi assinado este ano pelo governador Binho Marques, que visa a valorização potencial e regional dos recursos naturais e sustentáveis, onde serão financiados pela Suframa.
Uma grande reunião com a presença de todos os marceneiros da cidade, representantes do Imac, Iteracre, Secretaria de Floresta, Secretaria de Desenvolvimento e Tecnologia, Sebrae, Associação Comercial do Município, Vereadores, Ministério Público e o Prefeito Nilson Areal, trataram assuntos sobre a implantação do Pólo Moveleiro no município. Haja vista que mais de noventa por cento das marcenarias que existe na cidade trabalham de forma irregular devido estarem em áreas de APP ( áreas de preservação permanente) onde algumas estão localizada em áreas central da cidade.
Com a construção do pólo moveleiro, todos terão um local adquado para trabalharem totalmente legalizados sem atingir o meio ambiente, alem de equipamentos como estufas para secagem rápida da madeira, local para afiação das peças de madeira, além de outros equipamentos como serra fita, plaina e uma grande área para a construção do pólo moveleiro.

Na reunião, o secretario de Estado da Floresta Carlos Ovídio Duarte ( Resende) enfatizou a importância deste projeto para o município, que trará mais emprego, renda e também todos trabalharam de forma legalizada dentro da lei ambiental.


A presidenta do Imac Cleisa Cartaxo, enfatizou sobre a localização dos moveleiros de Sena que estão trabalhando em áreas inregular, e por este motivo não podem obter o licenciamento ambiental, mas pela prioridade que o governo tem dado a economia de base florestal, juntos buscaram uma alternativa de imediato, que é trazer todo o pessoal que trabalha no ramo para serem legalizados. Enquanto começa a construção do pólo moveleiro em Sena.

O moveleiro Adamor das Mercês que trabalha no ramo de movelaria, destaca que a reunião foi muito proveitosa, porque contou com a presença de todos os órgão responsáveis para que uma arvore possa ser cortada e depois beneficiada. Porque uma das maiores dificuldades de todos os marceneiros do município, e com relação a L.O ( Licença Operacional ) e DOF. ( Documento de Origem Florestal) que é obrigatório para se fazer qualquer coisa dentro de uma marcenaria. Mas que agora os sonhos começam a ser concretizados com esta reunião que trouxe muita esperança.


O prefeito municipal Nilson Areal, enfatizou sobre as parcerias com o governo, suframa e demais órgão, onde o encontro esta sendo histórico e trará mas entusiamos para que a comunidade moveleira sinta o prazer de trabalhar e fazer belos moveis, onde pode chegar ate a exportação. A área de terra prefeitura já esta definindo para que possa ser construído o pólo moveleiro, o que trará mais renda para a cidade e geração de emprego.
Em Sena Madureira, existem mais de dezessetes marcenarias que trabalham na construção de móveis, onde o terreno disponível pela prefeitura ficara a dois kilometros do município em uma área de mais de oitocentos metros quadrados

Márcio Farias

Um comentário:

Cris Grande disse...

Este site é mesmo muito bom, Parabéns Marcio pelo seu trabalho.
Cris.