sexta-feira, 14 de março de 2008

Secretaria Municiapal de Saúde Começa Programa Sena Sorridente Nas Escolas Municipais

A Secretaria Municipal de Saúde de Sena Madureira começa hoje no município o programa Sena Sorridente, que atendera todas as escolas da rede municipal de ensino. A ação é feita em parceria com governo do estado, secretaria de educação municipal, através da professora Leuda Areal e ministério da saúde, que vem estendendo uma programação nacional, na preservação da saúde bucal.

Odontologos e auxiliares estarão com uma unidade móvel de saúde nas escolas fazendo o tratamentos no controle da cárie em crianças, jovens e adolescentes. Antes de começar os tratamentos os profissionais terão uma conversa com os alunos, orientando-os sobre a importância do tratamento dentário.


A primeira escola a receber o programa Sena Sorridente é a escola de ensino fundamental Eugênio Augusto Areal, que tem em média mais de duzentos alunos.

A diretora da escola professora Juliana Santos enfatiza a importância do programa, porque muitas vezes os alunos deixam de assistirem as aulas por problemas dentários, e alguns não tem condições de fazer o tratamento particular. Mas com este programa todos serão atendidos de formal igual, ressaltou a diretora.

O coordenador da saúde bucal, o odontologo Felipe Bella, esclarece que as crianças não necessitam temer o tratamento. Elas serão tratadas de uma forma toda especial e orientadas que isto é para o bem da saúde de cada um.


Cirleudo Alencar secretario de saúde municipal, afirma que estas parcerias com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, Governo do Estado do Acre e Secretaria de Educação, vem contribuir muito para que as crianças possam ser orientadas de como ter dentes saudáveis.

E o programa Sena Sorridente que esta começando hoje é um grande passo, porque atendera a todas as classes estudantis do município de Sena Madureira.

O término do programa está previsto para o mês de Junho, onde a expectativa, de acordo a secretária de saúde, é atender mais de seis mil estudantes da rede municipal de ensino. Cada aluno após o tratamento recebe um kit preventivo, com folders, escova, fio dental e pasta.


Márcio Farias

Nenhum comentário: