sexta-feira, 11 de abril de 2008

CRESCE CONSUMO DE CARNE EM SENA





O CONSUMO DE CARNE VERMELHA PELA POPULAÇÃO LOCAL REGISTRA O MAIOR CRECIMENTO DOS ÚLTIMOS ANOS. SEGUNDO DADOS DO INSTITUTO DE DEFESA ANIMAL, QUE CONTROLA O ABATE BOVINO, NO ÚLTIMO ANO O CONSUMO AUMENTOU CINQUENTA POR CENTO.
HOJE, SÃO ABATIDOS DE 16 A 40 BOVINOS DIARIAMENTE, UMA MÉDIA DE 30 ANIMAIS AO DIA. ENQUANTO QUE EM ABRIL DE 2007, A MÉDIA ERA DE 20 BOIS. NESTA QUINTA-FEIRA, 250 HAVIAM SIDO ABATIDOS E LIBERADOS AOS AÇOUGUES, SOMENTE NOS PRIMEIROS DEZ DIAS DESTE MÊS.

OS NÚMEROS REVELAM QUE HÁ NOVE ANOS, ERAM ABATIDOS 9 BOIS AO DIA. OS DADOS SÃO COLHIDOS A CADA 3 MESES PELO IBGE. O VETERINÁRIO PEDRO JORGE COUTINHO ATRIBUI O CONSUMO AO MAIOR PODER AQUISITIVO E CRESCIMENTO POPULACIONAL.

O MAIOR NÚMERO DE ANIMAIS ABATIDOS SÃO DE VACAS, O QUE PODE OCASIONAR A DIMINUIÇÃO DO REBANHO. OS DADOS REVELAM QUE DE 250 ANIMAIS ABATIDOS, A PENAS 15 SÃO MACHO.

PARA GARANTIR A QUALIDADE DOS ANIMAIS ABATIDOS, O IDAF EXIGE A GUIA DE TRANSPORTE ANIMAL E A PREFEITURA FISCALIZA A SAÚDE DOS ANIMAIS ABATIDOS QUA SÃO DISTRIBUIDOS NAS MAIS DE 40 CASAS DE CARNE EXISTENTES EM SENA MADUREIRA.

REPORTAGEM DE ALDEJANE PINTO.

Nenhum comentário: